quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rede Mandioca terá centro de comercialização

Convênio entre Cáritas e Fundação Banco do Brasil garantirá a construção do Centro de Referência e Comercialização da rede, em São Luís


Secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Ricarte Almeida Santos assina convênio observado por Lucineth Machado, assessora da Rede Mandioca. Foto: Lena Machado

A Cáritas Brasileira Regional Maranhão receberá 100 mil reais da Fundação Banco do Brasil em 2012. O valor é fruto de um convênio firmado entre as instituições para a construção do Centro de Referência e Comercialização da Rede Mandioca, em São Luís. O documento foi assinado ontem (13) por representantes da Cáritas e FBB na sede da primeira.

Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão frisou a importância do convênio para o fortalecimento da Rede Mandioca no Maranhão: “Os bancos oficiais em geral, sempre afirmaram que a cultura da mandioca não tinha viabilidade. Mas foi a mandioca quem fez com que o povo maranhense não morresse de fome. A base de Alcântara, por exemplo, quase mata o povo que foi retirado de suas terras. A professora Maristela [de Paula Andrade, do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA] produziu o livro Fome de Farinha, sobre a questão. A maioria dos que foram retirados das agrovilas por conta da construção da base espacial, hoje está inchando as periferias da capital”, comentou.

Durante o ato de assinatura do documento, o secretário executivo da Cáritas apresentou ainda outras ações da entidade no estado, a exemplo da com catadores e catadoras de materiais recicláveis. Tarcísio Gerotto, superintendente de negócios e varejo do Banco do Brasil afirmou ter ficado entusiasmado com a rapidez na elaboração e a qualidade do conteúdo do projeto apresentado à FBB. “Temos muito interesse em apoiar mais projetos no Maranhão”, anunciou.

A partir da construção do Centro de Referência, a ideia é criar no estado uma rede de pequenos comércios, escoando a produção dos filiados à Rede Mandioca. “Os produtos têm que deixar os povoados e chegar às sedes dos municípios e de lá à capital; têm que circular”, afirmou o secretário executivo da Cáritas. “Em quatro ou cinco anos esperamos ter uma cadeia produtiva da Mandioca estruturada”, previu o superintendente do BB.

A Rede Mandioca – Presente em todas as regiões do Maranhão, a Rede Mandioca articula mais de cem grupos, associações e empreendimentos produtivos em mais de 80 municípios. Atualmente estão associados à articulação estadual lavradores, agroextrativistas, artesãos e criadores de pequenos animais.

Sua plenária estadual acontece a cada dois anos e elege os 14 membros de sua coordenação – dois por região. A Cáritas Brasileira Regional Maranhão presta assessoria técnica aos filiados à Rede Mandioca.