quarta-feira, 1 de julho de 2009

SAIBA COMO DOBRAR A PRODUTIVIDADE DE MANDIOCA SEM USO DE FERTILIZANTES QUÍMICOS

08/06/2009

Duplicar a produtividade de raízes de mandioca sempre foi possível com a utilização de fertilizantes químicos. Contudo a maioria dos agricultores familiares não dispõe de recursos financeiros para aquisição desses insumos. Um método inovador difundido entre os mandiocultores do Baixo Tocantins no Pará pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental Raimundo Nonato Brabo Alves e Moisés de Souza Modesto Júnior, vem duplicando a produtividade de mandioca, sem o uso de fertilizantes químicos.

É o TRIO DA PRODUTIVIDADE NA CULTURA DA MANDIOCA, um processo simples que valoriza o potencial genético da cultura pela utilização no plantio de manivas-semente, o arranjo espacial de 1 m x 1m entre plantas e a concentração das capinas nos primeiros 150 dias da cultura. A Figura 1 mostra esquematicamente como o processo funciona.




Agricultores familiares que adotaram o método no Baixo Tocantins colheram em média 27 toneladas de raiz por hectare, elevando em 68% a produtividade em relação à média do Estado do Pará que é de 16 toneladas por hectare.

Para conhecer detalhes simplificados sobre o método, veja a cartilha acessando o link:

http://www.cpatu.embrapa.br/publicacoes_online/documentos-1/2007/a-o-trio-da-produtividade-na-cultura-da-mandioca

Belém, 07 de junho de 2009

Informações enviadas ao Mandioca Brasileira por:

Raimundo Nonato Brabo Alves - Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (brabo@cpatu.embrapa.br)

Moisés de Souza Modesto Júnior – Analista da Embrapa Amazônia Oriental (moises@cpatu.embrapa.br)

Nenhum comentário: