quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

INVESTIMENTO EM MONOCULTURA VICIA HUMANOS E AGRAVA A MUDANÇA CLIMÁTICA

FIAN Internacional *

Adital -

Tradução: ADITAL
Comunicado de imprensa
Novo Relatório a ser apresentado amanhã em Copenhague

Heidelberg, 9 de dezembro de 2009 - A publicação "Azúcar Rojo, Desiertos Verdes. Informe Latinoamericano sobre Monocultivos e Violações ao Direito à Alimentação e Habitação adequadas, à água, à terra e ao território", coordenada pela FIAN (FoodFirst Information & Action Network), HIC-AL (Coalizão Internacional para o Hábitat, Escritório para América Latina) e Solidariedade Suécia-América Latina (SAL), será apresentada amanhã, 10 de dezembro, em Copenhague. O relatório, composto por artigos de 26 autores e casos de 10 países latinoamericanos, mostra que o modelo agroindustrial baseado em monocultivos tem graves impactos nos direitos humanos. Os monocultivos também geram destruição da biodiversidade e do ecossistema, desmatamento e aumento de gases de efeito estufa, agravando a mudança climática.


O relatório inclui múltiplos testemunhos que relatam as mencionadas violações aos direitos humanos e suas consequências, bem como uma análise profunda, a partir de distintas perspectivas, sobre o tema dos monocultivos. O documento foi possível graças às contribuições de uma ampla gama de movimentos sociais, ONGs, acadêmicos e jornalistas que oferecem suas reflexões desde sua perspectiva particular, experiência e área de conhecimento. Entre os autores e autoras, podemos mencionar a Relatora Especial da ONU para o Direito a uma Habitação Adequada, sra. Raquel Rolnik; a Inge Armbrecht, que participou no processo de Avaliação Internacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura para o Desenvolvimento -Assessment of Agricultural Science and Technology for Development (IAASTD)-; a Miguel Altieri, da Universidade da Califórnia, em Berkeley e, finalmente, a Cristian Courtis, especialista em direitos econômicos, sociais e culturais que elaborou a apresentação do relatório.

0 Nos últimos anos foram produzidas inúmeras publicações e estudos sobre monocultivos agrocombustíveis e os problemas e conflitos a eles associados; no entanto, poucos têm sido escritos a partir da perspectiva dos direitos humanos, razão pela qual esse relatório é importante, assegura Maria Sílvia Emanuelli, do escritório de HIC-AL.

O modelo de agricultura industrial ganhou força particularmente a partir da década de 1950, graças ao apoio do Estado e, atualmente, goza do respaldo massivo do setor privado.Em décadas recentes, as críticas a este sistema têm aumentado, ao mesmo tempo em que seus efeitos negativos têm se tornado mais evidentes.

- No contexto das crises energética, de alimentos e mudança climática, é urgente chamar a atenção sobre os graves problemas causados pelo atual modelo de desenvolvimento, especialmente refletido na agricultura, assegura Sofia Monsalve, da FIAN Internacional.

A atual política de agricultura e comércio que promove uma agricultura baseada no monocultivo tem sido desenhada principalmente pelos governos dos Estados Unidos e pela União Europeia. Os interesses empresariais desses países estão fortemente refletidos nestas políticas com impactos devastadores nos países do Sul.

- Nosso desejo é que esse Relatório sirva como uma importante ferramenta para a difusão de informação e que incida nas políticas, disse Francisco Contreras, de SAL.

Detalhes do lançamento do Relatório:

O Relatório será lançado no KlimaForum09, no seminário "O impacto dos Monocultivos no Direito à Alimentação e Habitação na América Latina", na quinta-feira, 10 de dezembro, às 13 horas, no Blue Hall, Tietgensgade 65, Copenhague. No evento, contaremos com a participação de algumas das pessoas que colaboraram na redação do mesmo, como Ana Filipini, do Movimento Mundial para os Bosques Tropicais do Uruguai e representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Brasil. Também nos acompanharão representantes da Organização Indígena Sulamericana CAOI.

O Relatório será apresentado nesta ocasião em inglês, e no transcurso de 2010, em espanhol.

Contacto:

Jennie Jonsén, FIAN Sweden, E-mail: jennie.jonsen@fian.se, tel: +46 (0) 70 604 17 07

Wilma Strothenke
Coordinator Communication
FIAN International Secretariat
Willy-Brandt-Platz 5/ D-69115 Heidelberg Germany
Tel +49 (0)6221 65300 56
Fax +49 (0)6221 830545
Postal Address: PO Box 102243/ D-69012 Heidelberg Germany
e-mail: strothenke@fian.org
www.fian.org/ www.face-it-act-now.org


* FIAN International Secretariat

Nenhum comentário: