terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estudo avalia cultura da mandioca em Rondônia

Um estudo coordenado pela Embrapa Rondônia diagnosticou a mandiocultura no estado. Além de destacar as carências da cadeia produtiva, o estudo apresenta também soluções, como cursos de capacitação e manejo. De acordo com a Embrapa, a produção de mandioca, feita em sua maioria por pequenos produtores em Rondônia, cresceu 165% nos últimos dez anos. Acompanhe mais informações na seção “Em Foco”.

Em Brasília, outra pesquisa da Embrapa será destacada durante a Expowec 2008 – Exposição Tecnológica Mundial, que acontece até o dia 6 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília: são as variedades de mandioca naturalmente açucaradas e coletadas pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho e sua equipe na Amazônia, na década de 90. Uma das características identificadas é o alto teor de glicose, que pode ser altamente positivo para a produção de etanol, já que dispensa a necessidade de hidrólise utilizada no processo convencional.

O milho, concorrente da mandioca na produção de amido, teve um acréscimo de 94,2% nos embarques para o exterior, em novembro na comparação com outubro. O crescimento reflete a valorização do dólar sobre o real e a queda nos preços do milho, que tornaram o cereal brasileiro mais competitivo. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou no mês passado 775 mil toneladas, ante 398,9 mil toneladas em outubro. Apesar da reação das vendas externas de milho, os números de novembro ainda estão abaixo do que foi registrado em novembro de 2007, quando o País exportou 1,274 milhão de toneladas do grão. Leia mais em “Notícias”

A todos uma boa leitura!

Equipe Natural
equipe@natural.agr.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e