terça-feira, 8 de setembro de 2009

BABAÇU É PRIORIDADE EM REUNIÃO SOBRE A SOCIOBIODIVERSIDADE NO MA

Fonte: O Estado de S. Paulo


Os produtos da sociobiodiversidade têm sido tema de muitas discussões. Para tratar o assunto no Maranhão, foi realizada, terça-feira (1º), no Palácio Henrique de La Rocque, uma reunião sobre a implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade e do Plano de Ação para as Cadeias do Babaçu. O objetivo do encontro foi apresentar e priorizar a cadeia produtiva do babaçu, que tem inúmeras potencialidades, da geração de energia ao artesanato. Diversas atividades econômicas podem ser desenvolvidas a partir da planta, proporcionando emprego e renda, estabilidade social e compromisso com o meio ambiente.

Além de ter sido apresentado o plano nacional e seus objetivos, o foco principal foi especificar as potencialidades do plano para o babaçu, os entraves e as metas para o Maranhão.

Prioridades - Segundo o diretor de Direção de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em âmbito nacional e coordenador do Plano dos Produtos da Biodiversidade, Arnoldo de Campos, foram priorizados nove estados na primeira fase do plano, sendo três da região Nordeste (Piauí, Ceará e Maranhão).

"Após essa apresentação, feita para o Governo do Maranhão e parceiros, teremos um segundo momento no qual será constituída uma comissão estadual e, logo depois, será criada uma Câmara Setorial do Babaçu", informou o coordenador.

Na segunda quinzena de outubro, acontecerá um seminário nacional, no Maranhão, sobre o fruto com os quatro principais estados produtores (Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins). "Ainda vão ser priorizados aproximadamente 60 municípios", acrescentou Arnoldo de Campos.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Conceição Andrade, o momento foi muito importante. "Eu achei oportuno e necessário para o desenvolvimento do nosso estado, pois temos uma quantidade significativa de mulheres quebradeiras de coco na região", declarou.

A secretária destacou que a execução do plano só será possível com a participação das quebradeiras e que o Governo do Estado está trabalhando para ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão.

O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade está sob a coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O plano é fruto de esforço coletivo envolvendo também outros ministérios e setores no processo, como os governos estaduais, COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), Agência Nacional de Vigilância e Inspeção Sanitária (Anvisa), Serviço Florestal Brasileiro (SBF), Instituto Nacional de Regularização e Reforma Agrária (Incra), Agência de Cooperação Técnica, setor empresarial, agências de fomento e sociedade civil organizada.

Quebradeira de coco na discussão

Babaçu - O Maranhão é o maior produtor de babaçu, representando 94,7% da produção nacional e envolvendo 149 municípios, seguido do estado do Piauí, com 66 municípios e representando 4,4% da produção nacional.

Para a coordenadora-geral do Movimento das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Maria de Jesus Bringelo, é preciso discutir a questão da terra e sua preservação para a conquista do acesso livre das trabalhadoras rurais às palmeiras.

"Na cadeia produtiva do babaçu existe um número significativo de quebradeiras de coco que precisam andar quilômetros por dia para se sustentar. São inúmeros os entraves que enfrentamos para quebrar o coco. Trabalhamos muito e o nosso ganho é pouco e, diante de um quadro de sofrimento de cerca de 300 mil quebradeiras de coco só aqui no Maranhão, é bom saber que o Estado está disposto a participar ao nosso lado", afirmou a líder.

Nenhum comentário: