terça-feira, 8 de setembro de 2009

O AMIDO / FÉCULA DE MANDIOCA

Também conhecido como fécula ou polvilho doce, o amido de mandioca, é um pó fino, branco, sem cheiro e sem sabor, que produz ligeira crepitação quando comprimido entre os dedos. É um carboidrato obtido da raiz da mandioca devidamente limpas, descascadas, trituradas, desintegradas, purificadas, peneiradas, centrifugadas, concentradas, desidratadas e secadas. É extremamente versátil, e alcança eficiência incomparável em todas as suas aplicações, sendo, habitualmente, utilizado como componente nos mais variados segmentos domésticos e industriais...

Amido de mandioca - fécula in-natura

É o amido - fécula de mandioca natural, resultante do processamento industrial da raiz. É usado em pão de queijo; sagu; tapioca; biscoitos; bolos; tortas; sobremesas; pudins; sequilhos; melhoradores panificáveis;pães (francês, cachorro-quente, linha sanduíche); panetones; pizzas; massas / macarrões; macarrões instantâneos; cremes; confeitos; achocolatados; chocolates; bombons; balas; doces e caramelos, sorvetes; casquinhas de sorvete; sopas; molhos como mostarda, catchup e massa de tomate; requeijão; iogurte; embutidos (salsicha, salsichão, apresuntado); espessantes para alimentos cozidos; snacks, entre outros itens.

Amidos modificados de mandioca

São resultantes de modificações químicas nos grânulos de amido de mandioca com objetivo de moldá-los para determinadas finalidades. São utilizados nas indústrias de segmentos: químico; têxtil; farmacêutico; madeireiro, papeleiro e metalurgia / fundição.

Entre seus usos destacam-se a fabricação de medicamentos; pasta dentifrícia; sabões e detergentes; colas e gomas; tintas e vernizes; papéis - na produção e no tratamento de superfícies de papel sulfite; em papéis para parede; em etiquetas; fitas adesivas; papéis gomados; envelopes com fechos adesivos, caixas de papel; papelão ondulado; resinas e plásticos (embalagens biodegradáveis e / ou compostáveis); tecidos (conferem resistência, fixam cores e dão brilho e acabamento aos tecidos); engomagem de roupas; explosivos; moldes para fundição; perfurações de poços de petróleos; mineração; adubos e fertilizantes; secagem de concreto e tijolos; agente ligante em placas de gesso e em pisos isolantes de som; amaciante de couro em curtumes; aplicação na química fina para obtenção de sorbitol; manitol; dextroses; fraldas absorventes; xampu; talcos anti-sépticos para pés; antibióticos (penicilina, etc); vitaminas (A, B, C); hormônios (insulina, etc), vacinas, compostos anticancerígenos; soluções para diálise; próteses biocompatíveis; confecção de drágeas e comprimidos; gel para uso em eletrodos, entre diversas outras aplicações industriais.


Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca

Nenhum comentário: