quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MAIS DE CEM REPRESENTANTES DE GRUPOS COMPARECEM À IV PLENÁRIA ESTADUAL DA REDE MANDIOCA

Evento acontece até sábado (29) em São Raimundo das Mangabeiras

POR ZEMA RIBEIRO, ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DA CÁRITAS BRASILEIRA REGIONAL MARANHÃO

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras/MA sedia, desde a manhã de hoje (27) até sábado (29) a IV Plenária Estadual da Rede Mandioca, que reúne representantes de grupos e organizações articulados na citada rede, no Maranhão.

Estão presentes à plenária mais de 100 pessoas de todas as regiões do estado, incluindo representantes da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, entidade que presta assessoria à Rede Mandioca.

A Rede Mandioca articula não apenas agricultores e agricultoras que plantam mandioca e beneficiam seus derivados, mas também arroz, feijão e milho, entre outros, além de extrativistas de coco babaçu, pescadores, criadores de pequenos animais e artesãos, entre outros trabalhadores e trabalhadoras articulados/as em grupos, cooperativas, sindicatos e/ou associações.

As ações da Rede Mandioca têm apoio do Banco do Nordeste e entre os objetivos de suas plenárias, realizadas a cada dois anos – a anterior aconteceu em 2009 em Barra do Corda –, estão a reafirmação de sua Carta de Princípios, o referendo a novos filiados, avaliação e planejamento das ações e a eleição – ou reeleição, quando é o caso – de sua coordenação, formada por 14 representantes, sendo dois de cada região do Estado: Baixada, Baixo Parnaíba, Central, Cocais, Mearim, Tocantins e Vale do Pindaré.

A programação da IV Plenária da Rede Mandioca inclui a realização do II Festival da Rede Mandioca, cuja primeira edição aconteceu em São Luís em novembro do ano passado, por ocasião da Semana Nacional de Solidariedade, quando se celebra o aniversário da Cáritas Brasileira.

Nenhum comentário: