terça-feira, 25 de outubro de 2011

OIT ALERTA PARA O DESEMPREGO ENTRE JOVENS

Atualização das Tendências Mundiais do Emprego Juvenil, 2011. Esse é o título do informe divulgado nesta semana pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicação que chama a atenção para uma "geração ‘traumatizada' por uma crise mundial de emprego juvenil”.

De acordo com informações da agência de notícias da organização, os anos de 2008 e 2009 registraram um aumento de 4,5 milhões de jovens desempregados em todo o mundo.

O relatório da OIT alerta para uma questão que já não é novidade: a quantidade de pessoas jovens desempregadas. O informe revela que no Oriente Médio e na África do Norte, por exemplo, a cada quatro jovens, um está desempregado.

Mesmo com a pequena redução no número absoluto de jovens desempregados – passou de 75,8 milhões em 2009 para 75,1 milhões em 2010 -, a quantidade ainda permanece alta. A expectativa, segundo OIT, é que esse número caia para 74,6 milhões ainda neste ano.

Não é por acaso que afirmam que os jovens são um dos grupos mais afetados pela crise. Eles têm mais dificuldade de encontrar emprego que os adultos e, quando conseguem, geralmente são trabalhos temporários ou em períodos parciais.

"As taxas de trabalho em tempo parcial para os jovens aumentaram em todas as economias desenvolvidas entre 2007 e 2009, salvo na Alemanha. A magnitude do aumento em alguns países – 17 pontos percentuais na Irlanda e 8,8 pontos percentuais na Espanha, por exemplo – sugere que o trabalho em tempo parcial é aceito como a única opção possível para os jovens que buscam emprego. Para finais de 2010, um de cada dois jovens empregados trabalhava em tempo parcial no Canadá, na Dinamarca, na Noruega e nos Países Baixos”, noticia OIT.

Além disso, a organização revela que os jovens conseguiram entrar no mercado de trabalho menos do que o esperado. Prova disso é que, segundo o informe, em 2010, por exemplo, havia 2,6 milhões de jovens a menos do que o previsto no mercado de trabalho em 56 países analisados.

Para tentar mudar esse quadro, OIT propõe uma série de ações voltadas para a promoção de emprego entre jovens, como: o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e criação de empregos para os jovens; a melhoria na qualidade dos trabalhos; o investimento em educação; e a promoção de políticas financeiras e macroeconômicas que retirem os obstáculos para a recuperação econômica.

Nenhum comentário: