terça-feira, 14 de abril de 2009

REPORTAGENS SOBRE TRANSGÊNICOS E AGRICULTURA FAMILIAR

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=3933

A série "Estação Agroecologia", com três reportagens produzidas pela ASPTA informa sobre os transgênicos e uma nova ameaça que cresce nos campos do sul do Brasil: o milho geneticamente modificado, que acaba de ter realizado seu primeiro plantio.No primeiro programa da série você entende o que são transgênicos e conhece os problemas que a soja transgênica vêm causando para os agricultores familiares daquela região. Neste áudio você também fica sabendo porque o milho transgênico é muito mais ameaçador em termos de contaminação.

Na segunda reportagem da série "Estação Agroecologia" você aprende um pouco mais sobre os transgênicos e as empresas multinacionais que produzem estas sementes. Os entrevistados revelam que há pouca informação para os agricultores familiares sobre os perigos de contaminação das sementes modificadas. Sem falar na cobrança de taxas de utilização e da falta de informação sobre riscos à saúde humana.

O terceiro programa da série "Estação Agroecologia" tem o objetivo de ajudar os agricultores familiares a terem seus direitos respeitados. Nele você descobre que as sementes tradicionais, que são chamadas de crioulas no Sul e Da Paixão, no Nordeste, já foram consideradas grãos, mas que essa realidade mudou.

Com a lei mais recente que trata deste assunto, os agricultores passaram a ter direito não só a crédito, mas a seguro das lavouras. Este direito, contudo, não vinha respeitado, o que estava fazendo muitos agricultores abandonarem seus cultivos tradicionais, precisando aderir as sementes compradas.

A série foi produzida pela ASPTA - Assessoria e Serviços a Projetos para Agricultura Alternativa. Nela se esclarecem questões sobre os transgênicos e outros desafios dos agricultores familiares, como a questão do crédito e do seguro.

Nenhum comentário: