segunda-feira, 23 de março de 2009

MENSAGEM PARA DIVULGAÇÃO E MOTIVAÇÃO DA XI ROMARIA DA TERRA NO MARANHÃO

Povo lutador do nosso Maranhão....

Temos que retomar o debate sobre a política de desenvolvimento adotada pelos governos federal e estaduais. Temos em 2009 uma oportunidade impa que é a Romaria da Terra e da Água, espaço de debate, discuções e apontamento de caminhos para constução de mundo mais solidário e sustentável. Veja no anuncio abaixo:

Esta romaria acontecerá na cidade de Codó-Maranhão, da diocese de Coroatá, nos dias 5 e 6 de setembro de 2009 e terá como tema: “TERRA E ÁGUA: UM CLAMOR DE JUSTIÇA”. E como lema: “LUTAR CONTRA A MORTE DA TERRA E DAS ÁGUAS É DEFENDER A VIDA” (Dt 30, 15-20).

Terra e água são dádivas de Deus para todo ser vivo. A Bíblia nos mostra que a missão do ser humano é cuidar e cultivar a terra para a vida se multiplicar (Gn 2,15). Nos últimos anos as águas estão sendo cada vez mais poluídas e desperdiçadas. Cresce, porém, a consciência que danificar os rios e os lençóis subterrâneos, destruir nascentes e depredar mangues, significa atentar contra todas as formas de vida (Texto base CF 2004, n. 37).

Depois de séculos de exploração dos recursos da terra de forma irresponsável, por parte do capitalismo materialista desumano em que vivemos. Chegamos a uma crise ecológica, sócio-econômica e política mundial, necessitando de uma nova forma de produção e consumo que agrida menos a natureza e produza mais justiça social.

Romaria da Terra é tempo de tomada de consciência dos efeitos do modelo econômico capitalista em que vivemos que vem criando novos pobres, agora supérfluos e descartáveis (DA 65). Três bilhões de pessoas no mundo estão abaixo da linha da miséria ou pobreza crônica (Texto Base do 12º Intereclesial das Ceb’s, p. 100)

Romaria da Terra é tempo de tornar visível e sensível, de forma coletiva, o clamor e lutas dos lavradores e lavradoras, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, mulheres e homens do campo (Ex 3, 7). Ao mesmo tempo, é fazer memória dos irmãos e irmãs que tombaram na defesa de Reforma Agrária favorável aos pobres.

É tempo de clamar por políticas públicas de inclusão social para que possa surgir a verdadeira democracia no campo e na cidade. É tempo de alimentar esperanças e assumir atitudes comprometidas com a construção de uma nova sociedade. Na alegria e certeza na fé que Jesus Cristo caminha conosco nesta busca que é ensaio para o REINO definitivo.

Todos serão bem vindos e bem vindas a este acontecimento, independente de raça, cultura ou confissão religiosa. Que o Deus Pai de Jesus Cristo e nosso, que enviou seu Filho ao mundo através de Maria, mulher simples e fiel a Deus e ao seu povo, abençoe a todos e todas nesta Romaria e faça de nós promotores da Justiça do REINO. Amém!

Pelo Regional Nordeste V da CNBB
Pe. José de Ribamar Moraes

Nenhum comentário: