quinta-feira, 21 de maio de 2009

COOPERATIVA SOLIDÁRIA

COOPEVARG, cooperativa acompanhada pela Cáritas, em Vargem Grande/MA, dá lição de solidariedade, ajudando as vítimas das enchentes no município.



POR ZEMA RIBEIRO*



86 famílias desabrigadas pelas enchentes em Vargem Grande/MA receberam a solidariedade da Cooperativa de Pequenos Produtores de Vargem Grande – COOPEVARG: cada família recebeu cinco quilos de farinha de mandioca, para amenizar os problemas trazidos pelas chuvas que têm castigado o Maranhão.

As famílias, oriundas dos povoados Vila São Raimundo, Bananal I e II, Ourives e Caju Azedo, estão alojadas no Centro São Raimundo (da Paróquia de Vargem Grande), em casas de parentes, de amigos e cedidas. Embora algumas famílias tentem voltar às suas residências, isso ainda não é possível: apesar da diminuição da intensidade das chuvas, as águas ainda tomam conta das casas.

“A gente sabe que cinco quilos de farinha é pouco, mas sabe como é, o município é pobre, então é pobre ajudando pobre, o que importa é ser solidário”, afirmou Maria Helena da Silva, agente da Cáritas Diocesana de Coroatá, que tem ajudado no transporte da mudança das famílias para os abrigos. Essa ação é desenvolvida em parceria com grupos de jovens ligados à Igreja. Somente na quinta-feira passada (14), a Defesa Civil Estadual visitou a cidade, levando alimentos não-perecíveis.

*ZEMA RIBEIRO é assessor de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão

Nenhum comentário: