segunda-feira, 11 de maio de 2009

RIOS INUDAM COMUNIDADES E DEIXAM FAMILIAS SEM ROÇAS

Comunidades rurais de mais de 50 municípios maranhenses que foram inundadas nas últimas semanas pelo transbordamento de rios Mearim, Itapecuru, Pindaré, Parnaíba, Tocantins, Grajaú, Maracaçumé Munim, Gurupi e Turi. Na maioria desses povoados a situação é desesperadora. Famílias de trabalhadores rurais estão com suas roças e casas debaixo d`água e vivem situação de desespero.

Segundo levantamento que vem sendo feito pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) junto aos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), milhares de agricultores familiares já registram prejuízos com as fortes chuvas que caem em todo o Estado do Maranhão desde o inicio de abril. Muitas famílias perderam plantações inteiras de arroz maduro (este é o período da colheita), além de roças de mandioca, feijão e milho, aves e pequenos animais.

Boa parte dessa produção foi financiada pelas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os trabalhadores rurais terão dificuldades em quitar a dívida junto aos bancos, como informou o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira.

Sofrimento antes e depois - "As famílias das comunidades rurais e das áreas de assentamento da Reforma Agrária sofrem duas vezes: agora, com as enchentes, elas têm suas casas e roças alagadas e estão precisando de alimentos, medicamentos, agasalho e todo tipo de ajuda; e depois, quando as águas dos rios/riachos começarem a baixar e voltarem ao seu nível normal, surgem outros problemas, como de que forma elas vão pagar o crédito do Pronaf que fizeram para sua plantação deste ano, como reconstruir suas casas e poços, além das estradas de acesso aos povoados e assentamentos, que estão todas danificadas", disse Chico Sales.

A direção da Fetaema vem tomando algumas providências para amenizar o sofrimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais atingidos pelas enchentes. Na semana passada, dia 29, quando da entrega da pauta do Grito da Terra Brasil 2009, em Brasília, o presidente da Fetaema informou ao presidente Lula da situação dos rurais do Maranhão afetados pelas cheias e transbordamento dos principais rios do Estado.

Atenção aos rurais - Esta semana, a federação enviou ofício ao governo do Estado pedindo que fosse dado às famílias das comunidades rurais o mesmo tratamento que vem sendo dado às famílias do meio urbano dos municípios em situação de emergência. Essa mesma solicitação foi feita ao presidente Lula, quando da sua visita ao Maranhão, dia 5, e está sendo encaminhada a vários ministérios como o do Desenvolvimento Agrário, Cidades, Saúde, Integração Regional, dentre outros.

A federação está solicitando, ainda, da Defesa Civil Estadual que inclua também no seu trabalho as famílias da zona rural dos municípios afetados pelas enchentes. A instituição acredita que o número de famílias desabrigadas em todo o Maranhão seja maior que vem sendo divulgado pela imprensa, "pois com certezas não estão incluídas nessas estatísticas as famílias dos povoados dos municípios que estão em situação de emergência", disse o presidente da Fetaema.

Donativos - Outra iniciativa da instituição foi iniciar um levantamento juntos aos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais sobre a perda de produção e situação dos afetados nas comunidades rurais de vários municípios. O levantamento está sendo lento, devido às dificuldades de comunicação (alguns povoados estão com orelhões danificados ou com problemas na rede elétrica) e de acesso (várias estradas foram tomadas pelas águas ou tiveram suas pontes destruídas - para algumas comunidades o acesso só possível de canoa).

A Fetaema também está utilizando a rede de Sindicatos filiados (um total de 214) para estar reforçando a Defesa Civil Estadual na coleta de donativos aos desabrigados e orientando os Sindicatos a se engajarem nos Comitês de Apoio aos Desabrigados, em cada município.

Nenhum comentário: